quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Idéias e palavras


Eu sempre gostei das letras. Aprendi a ler aos seis anos de idade e desde então esses símbolos mágicos me fascinam. A escrita perpetua as idéias, e não faz acepção de temas ou pessoas. Acolhe a qualquer que por ela se interesse e dela queira fazer uso, e as imortaliza.
Atualmente a minha leitura é mais seletiva, mas ainda encaro, numa boa, as bulas de remédios, os manuais de elétros, os rótulos de produtos, no supermercado... As letras me atraem pelo poder de saber, que me podem proporcionar.
Apesar de não ser o único  canal do saber, a leitura nos aprimora e nos permite ir além de nossas, aparentes, possibilidades. Ainda não pude conhecer as pirâmides do Egito, mas não precisei ir  até lá pra saber que estão à margem do rio Nilo, que são mausoléus dos faraós, e que, das sete maravilhas do mundo antigo, são as únicas remanescentes. Outros foram e viram, pesquisaram e escreveram, e eu li.
Dentre as tantas influências que moldarão nossa personalidade, no decorrer de nossa vida, a leitura pode ser fator de suma relevância, ao nos apresentar idéias de outras mentes, suas experiências, questionamentos e conclusões. Mesmo a literatura considerada inculta, por alguns, como os romances da Abril Cultural, que eram a minha paixão da adolescência, e que alguns amigos denominavam lixo literário, possui seu valor na formação cultural.
As histórias que eu lia me resgatavam do meu mundo conturbado de adolescente como uma amiga que me tomava pela mão, dizendo “vem”, arrastando-me consigo para um novo mundo de aventuras, choros, risos, mistério, suspense, paixão e romance.  Os livros que li me revelaram haver mais vida, além dos limites daquele meu mundo apertadinho. Conceitos e verdades diferentes das minhas e quanto mais eu lia, menos sabia, porém, mais me questionava, pensava e buscava entender... E, sem perceber, aprendia.
Então, algumas idéias se aventuram e mais questionamentos também. E cá estou pretendendo escrever sobre o que me vem à cabeça e ainda contando com amigos que se tornem leitores e co-escritores comigo. Pra aprendermos mais, transformando nossas idéias em palavras.

2 comentários:

Diego Rocha Guedes de Almeida disse...

Ler e escrever me torna vivo, eu sou em grande parte tudo que li em minha vida...

Anônimo disse...

Seu sorriso é o mais belo texto... Fala de amor...

Postar um comentário

 

Contos e outras letras... © 2008. Template Design By: SkinCorner